O que devo fazer para ter a atenção do meu filho? - Clubinho das Emocoes - Psicologia e Coach Infantil

O que devo fazer para ter a atenção do meu filho?

16 de setembro de 2019

 

Às vezes nos sentimos frustrados, pois, percebemos que os nossos filhos não estão prestando muita atenção em nós adultos, parece que não existe diálogo dentro de casa.

Ambientes tumultuados, agendas lotadas, muito tempo nas telas e em redes sociais, são maneiras de diminuir os momentos em família. E a falta de diálogo é uma das causas dessa situação.

Contudo, para se ter uma relação mais próxima com as crianças o primeiro passo a se dar é se permitir entrar no mundo delas. Quando elas vierem contar uma história para você pare tudo o que está fazendo e preste atenção, conecte-se, escute, interaja com elas, demonstre interesse.

Exercite sua capacidade de empatia, se coloque no lugar dela, quando você quer contar algo para alguém, por exemplo, seu chefe, não se sente satisfeito quando ele realmente presta atenção em você? E porque com as crianças seria diferente? Não é diferente! Porém pelo fato delas serem crianças, achamos que não precisamos respeitá-las, nos sabotamos dizendo para nós mesmos que elas não vão se importar porque são muito pequenas para entenderem. Já parou para pensar sobre isso? Viu-se nessa situação?

Todavia, não se preocupe! O bom da vida é que nunca é tarde para mudar, para tentar fazer diferente.

Que tal daqui para frente colocar essas dicas em prática?

Procure agir diferente: Converse com os seus filhos; Tenham momentos juntos; Demonstre amor e confiança por ele; Demonstre que confia nele; Treine autonomia dando opções para que possa escolher; Ajude-o a conhecer melhor a si mesmo, entendendo e reconhecendo suas emoções; Procure acolhê-lo e ao mesmo tempo empoderá-lo nos momentos difíceis.

converse com seu filho

Além disso não esqueça que as crianças aprendem por modelagem, ou seja, observando o que fazemos. Então, procure amar e respeitar sua companheira, ou companheiro, demonstre respeito e carinho, dialogue e deixe que seu filho participe de algumas das conversas, demonstrando que a opinião dele também importa. Se você é solteiro não tem problema, exercite essa dica quando estiver na convivência de outras pessoas, como na casa dos avôs, parentes ou amigos mais próximos.

Fazer tudo isso não é tarefa fácil. Exige esforço e disciplina. Mas é possível acreditar!

Abraços,
Sissi Mara Alves – Psicóloga Infantil – CRP: 01/13970 / @clubinhodasemocoes

Deixe uma resposta
Porque devo investir no desenvolvimento das habilidades sociais e emocionais do meu filho?Comportamento Agressivo na Infância: Como lidar?
Todos Comentários (5)
  • Rc Cursos Online
    23 de março de 2021 at 08:14

    Sou a Karina Da Silva, gostei muito do seu artigo tem muito conteúdo de valor parabéns nota 10 gostei muito.

    Reply
  • Aieska De Souza Pereira
    8 de novembro de 2022 at 17:30

    Como faço pra ter atendimento

    Reply
  • Lift Detox Caps
    13 de fevereiro de 2023 at 22:48

    Aqui é a Karina Da Silva, gostei muito do seu artigo tem muito conteúdo de valor, parabéns nota 10.

    Reply
  • Lift Detox Caps
    13 de fevereiro de 2023 at 22:48

    Aqui é a Karina Da Silva, gostei muito do seu artigo tem muito conteúdo de valor, parabéns nota 10.

    Reply

Deixe sua resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *